3 dicas para transformar e ampliar apartamentos pequenos

Você sabia que a forma como você decora e organiza seu ambiente pode tornar o espaço que você possui muito maior do que realmente é? Confira as dicas que separamos para te ajudar transformar e ampliar o espaço de apartamentos pequenos e deixar seu lar mais funcional e aconchegante.

  1. Aposte no estilo Open plan/Open concept

O estilo open concept é uma das tendências mais atuais na decoração de apartamentos.  A proposta, criada em Nova Iorque, propõe a construção de ambientes livres e com poucas paredes, tendência que vem ganhando cada vez mais a atenção dos que adoram o design contemporâneo. Atualmente, os espaços usualmente integrados são a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar. Com um ambiente mais aberto, você terá mais espaço disponível, o que trará mais opções para dividir o ambiente e decorá-lo.

  1. Elimine forros e molduras

Para ganhar altura e criar a sensação de um ambiente maior, a aposta é eliminar o forro.  Não se apegue a spots de luz ou tenha receio. Lustres, arandelas, abajures e luminárias de chão podem e devem dar conta do recado. Restrinja o forro apenas aos banheiros, já que nesses cômodos não há como disfarçar ou esconder instalações hidráulicas do vizinho do andar de cima.

Outras estruturas como molduras de gesso ou mesmo um rodapé, também acabam “achatando” e compactando mais o espaço. Por isso, por mais que você seja apaixonado por molduras, frisos, forros trabalhados, rodapés clássicos e guarnições trabalhadas, abra mão de ornamentos na estrutura do seu apartamento.

Todos esses ornamentos pesam, fragmentam e visualmente diminuem o espaço. Se a ideia é ampliar, vale deixar a estrutura limpa e se possível remover até vergas desnecessárias.

Leia mais: Renove o layout do seu apartamento em 7 passos

  1. Padronize Cores e Acabamento

Os especialistas em decoração afirmam que a escolha de um acabamento ou piso que atenda vários ambientes, ou então 80% de todo o apartamento, pode dar a impressão de ambientes maiores. Isso porque toda vez que você interrompe ou muda de material, ocorre uma setorização de ambiente, o que compartimenta o apartamento.

Pisos contínuos são capazes de integrar todas as áreas e deixam o imóvel visualmente maior. Um dos maiores truques em cozinhas integradas é evitar a mudança de piso para a sala. Com isso, você acaba ganhando a área para o ambiente como um todo.

Referência



1
Procurando o apartamento ideal para você? Fale com a Daxo agora!
Powered by