Engenheiro civil em Joinville SC - Dia da Engenharia

A importância do Dia da Engenharia

A Daxo é apaixonada por engenharia – e isso dá pra ver em cada empreendimento que criamos. E neste 10 de abril comemora-se o Dia da Engenharia.

Para celebrar a data é sempre bom lembrar da importância dessa área. Comemorado em 10 de abril, o Dia da Engenharia foi definido em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, que morreu no dia 10 de abril de 1886 em frente ao 1º Batalhão de Engenharia na Guerra do Paraguai.

Villagran Cabrita foi condecorado com o título de patrono da engenharia mas deixou sua marca na história pois foi um dos criadores do 1º Batalhão de Engenharia, a primeira unidade deste segmento do Exército Brasileiro.

Muitos produtos, serviços e empreendimento que revolucionaram nossas vidas saíram das mentes de engenheiros, como edifícios, automóveis, eletrodomésticos, foguetes e computadores. Compõe a área a união da ciência e da matemática para facilitar a vida humana com novas criações.

Hoje, já existem várias especialidades de engenharia, sendo que mais de 20 delas são reconhecidas pelos conselhos de engenharia. Entre elas estão:

Engenheiro civil
Estuda, projeta, desenvolve e fiscaliza todo o tipo de construção civil, como pontes, elevados, edifícios, túneis, viadutos, fortificações, rodovias, ferrovias, estádios, redes de esgoto, entre outros.

Engenheiro eletricista
Atua na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Além de monitorar qualquer tipo de sistema de energia elétrica.

Engenheiro de computação
Desenvolve produtos, serviços, programas e novas tecnologias na área de computação eletrônica.

Engenheiro de produção
Participa da elaboração do processo produtivo de uma empresa.

Engenheiro de alimentos
Participa do processo de produção, industrialização e armazenamento de alimentos.

Engenheiro mecânico
Projeta e desenvolve qualquer tipo de equipamento – ferramentas, motores, máquinas e demais sistemas mecânicos – que produzem, transmitem ou usam energia.

Engenheiro ambiental
Responsável por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades humanas.

Engenheiro mecatrônico
São conhecidos como engenheiros de controle e automação. Criam e cuidam da manutenção de máquinas robóticas.

Engenheiro nuclear
Desenvolve novos usos para usinas nucleares, além de projetar aparelhos, instalações e itens de segurança.

Engenheiro florestal
Protege e administra recursos florestais, aplicando conhecimentos de biologia e ecologia.

A engenharia, seja qual especialidade for, sempre será muito importante para garantir o desenvolvimento da infraestrutura do país. Sendo assim, devemos lembrar e comemorar a melhoria na qualidade de vida, econômica e social que os profissionais da área proporcionam.



1
Procurando o apartamento ideal para você? Fale com a Daxo agora!
Powered by