Como comprar um apartamento na planta

Cuidados para comprar seu apartamento na planta

Para quem tem condições de esperar até o fim das obras, adquirir um imóvel na planta pode ser um negócio vantajoso, significando uma economia de até 30% no valor total. Segundo Ludmilla Custódio, economista do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Florianópolis, a valorização deste tipo de empreendimento varia entre 20% e 50% após a obra concluída.  No entanto, é importante saber quais cuidados devem ser tomados pelo comprador antes, durante e depois da compra de um imóvel na planta para garantir um negócio bem feito.

Você já pensou alguma vez em adquirir um apartamento na planta? Neste artigo trazemos algumas dicas e quais os cuidados necessários para esta compra tão importante.

O que deve ser considerado na hora de comprar um apartamento na planta

Apartamento na planta em Joinville

– O que você está buscando? Se você procura um investimento a longo prazo, comprar um imóvel na planta é ideal. Contudo, é preciso estudo e planejamento em relação à escolha, pois uma compra tão importante quanto esta, exige acompanhamento dos compromissos do contrato, como valor de entrada, mensalidades e financiamento, caso tenha.

– Estude a construtora: Agora que você já sabe exatamente o tipo de imóvel que precisa e quanto pode investir nele, é hora de conhecer a construtora. Analise o histórico dessas empresas, investigando problemas como atrasos de entrega, problemas de infraestrutura, entre outros. O Procon pode ser um aliado neste momento, já que é possível analisar reclamações dos clientes. Use a internet a seu favor, buscando reclamações sobre a empresa e como esta se comporta perante o assunto. Você pode saber mais sobre a Daxo clicando aqui.

– Documentos da obra: Para garantir que a construção esteja de acordo com a lei, peça ao corretor ou à construtora o registro de incorporação. Além disso, consulte, quando disponível, o memorial descritivo da obra com a construtora. É importante estar ciente que estes documentos existem, pois comercializar um empreendimento sem eles é ilegal, e neles constam todas as características de forma detalhada. Caso fique com alguma dúvida, não deixe de procurar um profissional para lhe ajudar.

– Visite a obra: Mais do que pedir o memorial descritivo da obra para se certificar dos detalhes, visite-a pessoalmente, e leve com você todo o material de divulgação para que seja possível comparar com o que está sendo construído. Converse também com os moradores da região e futuros vizinhos para saber como aquela região se comporta durante fortes chuvas, por exemplo, ou se existe algum outro tipo de problema estrutural por perto. Tudo para evitar ser pego de surpresa no futuro. Na Construtora Daxo, tanto clientes quanto futuros moradores, podem conhecer as obras de perto.

– Guarde os documentos: Por mais chato que isso pareça, guarde todos os documentos e registros que lhe forem entregues pela construtora. No caso de haver algum problema futuro e precisar recorrer ao tribunal, você terá provas de que algo que lhe foi prometido, não foi cumprido.

– Leia o contrato de compra: Mesmo tendo seguido todas as dicas anteriores, não se esqueça de ler cautelosamente cada item do contrato.

– Fique atento às taxas: Existe uma série de taxas cobradas na compra de um imóvel, como a taxa de escritura, registro do imóvel, ITBI e a FRJ, assim, é importante estar atento às taxas que são de sua responsabilidade.

Razões para investir em apartamentos de luxo

– Localização: Imóveis de luxo tendem a estar em bairros melhores localizados, próximos a estabelecimentos que facilitam o dia a dia, como escolas, clubes, supermercados e shoppings.

– Segurança: Um grande diferencial de imóveis de luxo, é o investimento na segurança. Os residenciais contam com controle rígido de acesso na portaria, portas resistentes, alarmes e cofres.

– Lazer: Estes móveis costumam possuir varandas amplas, áreas gourmet e piscina. As áreas comuns também recebem mais investimento, oferecendo aos moradores áreas de ginástica, quadra esportiva, sauna, entre outros.

– Exclusividade: Residenciais de luxo tendem a ter poucas unidades, oferecendo inclusive a possibilidade de personalização.

– Acabamento: Os materiais utilizados no acabamento de imóveis de luxo são de ótima qualidade e pensados para destacar o design e elegância do ambiente. As construtoras trabalham com marcas e parceiros de renome, o que ajuda a valorizar o imóvel.

– Arquitetos renomados: imóveis de alto padrão possuem a assinatura de profissionais e escritórios de arquitetura renomados, possibilitando a criação de dimensões mais dinâmicas e qualidades sensoriais e simbólicas que relacionam e projetam significados nestes empreendimentos. O design é abordado de forma estratégica, agregando valor ao empreendimento. Assim, o projeto se torna atemporal, permitindo que a obra se mantenha atual com o passar dos anos.

– Valorização: Além de todos esses diferenciais, os imóveis de luxo são construídos e mobiliados com materiais de primeira linha, o que significa anos sem a necessidade de reparos e consertos. Por conta disso, imóveis de alto padrão possuem a tendência de valorização.

Apartamento de luxo em Joinville

Agora que você sabe quais são os cuidados a serem tomados na hora de comprar um imóvel na planta, que tal ler outros conteúdos do nosso blog?

Clicando aqui, você poderá ler a respeito das diferenças entre apartamentos comuns e apartamentos de alto padrão.

E aqui, você encontra o que deve ser avaliado na hora da compra de um apartamento quando se tem crianças.

Caso você tenha alguma dúvida sobre imóveis na planta, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp ou telefone comercial: (47) 3027-1700.

Referências
Imovelweb, Exame, NSC, Metroquadrado



1
Procurando o apartamento ideal para você? Fale com a Daxo agora!
Powered by