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Carlos Ferreirinha

Especialista em mercado de luxo comanda treinamento com profissionais da Daxo

A Construtora Daxo, sediada em Joinville, promoveu neste mês um treinamento muito especial, com o consultor Carlos Ferreirinha. Titular da MCF Consultoria Estratégica, de São Paulo, ele é um dos maiores conhecedores brasileiros do mercado de luxo. Foi criador da Abrasel, a Associação das Marcas de Luxo, e, entre outras posições, atuou como diretor de Marketing e Novos Negócios da Louis Vuitton para o Caribe, América Latina e Brasil.

No treinamento com os profissionais da Daxo, revelou técnicas de gestão do luxo, discorrendo sobre mudanças recentes no mercado e nos comportamentos de consumo. “As oportunidades geradas pelos movimentos do mercado fazem com que as empresas busquem diferenciação por meio de uma ferramenta emocional cada vez mais considerada, com o toque humano”, enfatiza o consultor. Nesta entrevista, ele traz uma visão positiva sobre a “janela de oportunidades” existente no setor de construção civil.

Carlos Ferreirinha e equipe Daxo

Que tendências você observa no mercado brasileiro de luxo, de forma geral e particularmente no segmento de construção/imobiliário, em se tratando de empreendimentos de alto padrão?
O momento atual do mercado favorece a observação das iniciativas de marcas que se diferenciam localmente por projetos autênticos no luxo brasileiro. A janela de oportunidades será real, criando diferenciais competitivos. Um dos setores favorecidos será o de empreendimentos imobiliários de alto padrão, pela valorização do metro quadrado e principalmente pelo fato de casa – o “morar” – ter se tornado protagonista nesse período pandêmico. Há, ainda, o fato de que o cliente de perfil alta renda é mais resiliente, favorecendo oportunidades nesse posicionamento

De que maneira a qualificação dos profissionais de atendimento ao cliente em torno das demandas desse segmento pode contribuir para o crescimento da empresa que pretende fortalecer a sua identidade voltada ao mercado de luxo?
Acredito cada vez mais na competitividade que vai além do produto e do serviço. De forma geral, o nível competitivo está bem elevado, com diversas entregas e ofertas de produtos que se diferenciam pela qualificação e posicionamento. Assim, pessoas com a capacidade de relacionamento, estimulando sensações e enaltecendo engajamento, passam a ser importantes diferenciais no ir além. Para tanto, narrativa, posturas alinhadas aos novos tempos e repertório precisarão ser ainda mais desenvolvidos. Não somente treinar pessoas, mas capacitar linguagem aos novos tempos, aos novos códigos, aos novos padrões de exigência, como fator determinante de superação.

O momento atual, com tantas e tão variadas mudanças no ambiente social e no cenário econômico, vem se refletindo em vários aspectos sobre o comportamento do consumidor. Especialmente no que diz respeito à decisão de escolha e compra de um imóvel, entendem que haverá algum tipo de impacto?
O nível de exigência demandará profissionais mais capacitados e pressionará as empresas em surpreender com movimentos de posicionamento pautados na diferenciação autêntica e genuína. Há, ainda, que considerar as novas forças de influência na tomada de decisão na compra do imóvel que vem das novas gerações e, importante perceber o espírito libertário da geração silver, que crescerá no entusiasmo de consumo.

Como a empresa que atue nesse mercado e segmento deverá agir para se sobressair diante da concorrência e superar o momento difícil que vivemos?
Foco total em pessoas e suas competências alinhadas aos tempos atuais. Foco em design de produto, que surpreenda pelo genuíno. Posicionamento como marca desafiadora, que eduque em padrões diferenciados de consumo.

Agradecemos ao profissional pela presença!

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